Atividades físicas e aventuras na natureza
Na Água:
- Canoagem: Atividade que utiliza embarcações individuais ou não, com o uso de remos. Pode-se dividir a canoagem em modalidades como canoa canadense, canoa havaiana, caiaque oceânico, caiaque turismo e caiaque inflável.
- Kite Surfe: Atividade que utiliza a energia dos ventos para deslocamento de uma prancha, através de uma pipa com formato similar ao de um paraglider, o que permite sua dirigibilidade; cada equipamento comporta no máximo uma pessoa.
- Rafting: Descidas com botes infláveis em rios de corredeiras de diversos níveis de dificuldade; cada bote pode comportar um número variável de pessoas conforme o seu tamanho.
- Bóia-cross: Descida de rios de corredeira em bóias infláveis, sendo uma pessoa por bóia a qual vai deitada de barriga para cima.
- Hidro-speed: Descida de rios rápidos, ou de águas agitadas, com o uso de uma pequena prancha rígida. Também comporta uma pessoa por prancha, porem, nesta o praticante realiza a descida deitado de barriga para baixo.
Na Terra:
- Caminhadas: Atividade realizada em ambientes naturais, com vários graus de dificuldade, onde a motivação maior é a superação de limites. As caminhadas podem ser classificadas ainda em: caminhadas de regularidade, de velocidade e de travessias, sendo tanto um ou mais dias. As caminhadas de um dia, são usualmente chamadas de hikking e as de mais de um dia de trekking.
- Cicloturismo: Trilhas de ciclismo realizadas em ambiente natural, com certo grau de dificuldade. Pode ser chamada também de mountain bike, sendo realizada em ambientes mais acidentados e afastados dos grandes centros urbanos e também pode ter a duração de horas a dias.
- Cavalgada: Realizada em cânions, montanhas, florestas, leitos de rios e campos, possibilitando sempre a superação de limites através de diversos níveis de dificuldade e variada extensão do percurso.
- Fora de estrada: Trilhas realizadas com veículos especiais, tracionados e equipados, podendo ser praticado em jeeps, camionetas e motocicletas.
- Arvorismo: Trilhas suspensas realizadas em cabos de aço, com diversos níveis de dificuldade, variadas atividades e que interligam as copas de árvores.
- Tirolesa: Travessia suspensa realizada por cabos de aço unidos em suas extremidades onde o praticante realiza um deslocamento na horizontal, podendo apresentar distintas distâncias, alturas e velocidades. Atualmente um circuito de mais de duas tirolesas chama-se cannopy e a tirolesa geralmente é uma das atividades de arvorismo.
- Pêndulo: Atividade realizada geralmente em pontes, onde o praticante efetua um salto e consecutivamente realiza o movimento de pêndulo, através de cordas que estão amarradas em outro ponto afastado da pessoa.
- Rapel: Atividade realizada em paredões rochosos e pontes. Consiste na descida destes obstáculos utilizando-se de cordas. É uma técnica advinda do alpinismo, para descer do topo das montanhas; utilizada posteriormente para transpor obstáculos verticais como cânion e cachoeiras. Não apresenta maiores obstáculos nem grandes níveis de dificuldade; fora a exposição à altura.
- Cachoeirismo: Atividade similar a do rapel, porem realizada em cachoeiras, de até dois lances.
- Canionismo: Atividade realizada no interior de cânion, onde o praticante deve seguir o curso do rio, transpondo os obstáculos presentes, com a utilização de técnicas de saltos, escorregas e rapel.
- Escalada: Atividade realizada em paredões rochosos, com a utilização de equipamentos e técnicas oriundas do alpinismo, podendo apresentar distintos níveis de dificuldade.
No Ar:
- Paraglider ou parapente: Vôo decolando do alto de montanhas utilizando uma espécie de pára-quedas onde o piloto e o passageiro ficam presos a ele e sentados em uma espécie de cadeira. O sobre vôo é realizado através da elevação propiciada pelas correntes de ar quente dos ares.
- Asa-delta: Vôo livre, assim como o parapente e também decolado do alto de montanhas, porém nesta modalidade em vez de se utilizar o pára-quedas para realizar o sobre vôo e ficar sentados, aqui a aeronave é uma asa construída de tubos de alumínio e lona onde o piloto e o passageiro ficam deitados de barriga para baixo.
- Balonismo: Passeio de balão inflado por maçaricos que aquecem o ar e são levados pelas correntes de aéreas. Os passageiros ficam em pé, em uma espécie de cesto, que varia de tamanho de acordo com o tamanho do balão.
- Paraquedismo: Saltos realizados de aeronaves que estão a vários pés de altura onde o praticante vai preso junto ao instrutor que faz uma queda livre controlada e monitora os equipamentos para saber o momento correto de acionar o pára-quedas.
- Trike ou ultra-leve: Vôo realizado em uma aeronave similar a asa-delta porém com o uso de motor aonde o piloto e o passageiro vão sentados, um na frente e outro atrás.
- Paramotor: Atividade realizada em um parapente especial, porém com a utilização de um motor para realizar o deslocamento.
Comentários
Postar um comentário